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IFSC Sustentável

Aprovado Plano de Gestão de Logística Sustentável do IFSC PDF Imprimir E-mail

Foi aprovado na última reunião do Colégio de Dirigentes o Plano de Gestão de Logística Sustentável do Instituto Federal de Santa Catarina (PLS-IFSC), elaborado por uma Comissão específica de representantes do Programa IFSC Sustentável. O documento traz sete subprogramas para serem implementados nos câmpus e na Reitoria do IFSC entre 2015 e 2016.

O PLS é uma obrigatoriedade legal e começou a ser elaborado em agosto de 2014, quando foi efetuado um levantamento das ações que já estavam sendo realizadas e das propostas já previstas em todos os câmpus do IFSC. “A compilação originada mostrou a existência evidente de duas grandes frentes de atuação institucional no plano da sustentabilidade: ações ou projetos relacionados aos processos de ensino, pesquisa e extensão; e ações ou projetos referentes aos processos de funcionamento institucional”, conta Felipe Cintra, coordenador do programa IFSC Sustentável.


As ações relativas ao funcionamento institucional foram então estudadas e categorizadas pela comissão, dando origem a sete subprogramas temáticos, conforme descrito abaixo.

Destino certo: consiste no gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no IFSC conforme legislação vigente. Para isso, serão implantadas a padronização dos residuários e a coleta seletiva.

Água na medida: tem como objetivo a valorização dos recursos hídricos no IFSC por meio da racionalização do consumo de água, da revisão das instalações hidráulicas e monitoramento do consumo de água.

Racionalize sua energia: propõe um maior cuidado no consumo e na escolha das fontes energéticas. Prevê a substituição de equipamentos com baixa eficiência energética e manutenção da frota de veículos, enfatizando seu rendimento.

Ambientes + saudáveis: prioriza a qualidade de vida do servidor do IFSC, por meio de adequação dos ambientes, da criação de novos espaços e da promoção de atividades físicas e de integração no ambiente de trabalho.

Construções + limpas: consiste na incorporação de critérios de sustentabilidade nos serviços de engenharia e materiais utilizados e na gestão de resíduos de construção civil.

Contratações inteligentes: visa a adoção de critérios de sustentabilidade na compra de materiais e na contratação de serviços, além de compras compartilhadas com outras instituições para maior economia.

Saber +: é baseado na sensibilização e formação de toda a comunidade interna por meio da divulgação das ações realizadas, de capacitações e da realização de eventos.


Para acessar o PLS-IFSC completo, clique aqui.

 
Editais

Editais 2016



Chamada Pública 01/2016 - Apoio à qualificação dos servidores Técnicos

Administrativos do Câmpus Xanxerê


Chamada Pública 02/2016 - Apoio à qualificação dos servidores

Docentes do Câmpus Xanxerê

 

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Editais 2015


Edital 8/2015 Coordenação Pedagógica


Edital 9/2015 - Coordenação do Curso de: Engenharia Mecânica / Técnico Integrado em Informática


Edital 10/2015 - Coordenação de Materiais e Finanças


Edital 7/2015 membro CPA


Edital 6/2015 Coordenador de Pesquisa



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Editais 2014



Edital 001/2014 - Edital de eleição para Coordenador de Curso: Técnico em Mecânica e Técnico em Fabricação Mecânica


Candidatos Homologados - Edital 001/2014


Resultado Homologado  - Edital 001/2014


 
Concursos Públicos

 

Editais

 
Direção

Gestão Câmpus Xanxerê  (2016-2020)


Direção Geral

Contato: (49) 3441 7906
E-mail: direcao.xanxere@ifsc.edu.br




Chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão (DEPE)

Eliane Maria Zandonai Michielin
Telefone: (49) 3441-7919
E-mail: depe.xxe@ifsc.edu.br


Chefe do Departamento de Administração (DAM)

Camila De Rocco
Telefone: (49) 3441-7926
E-mail: dam.xxe@ifsc.edu.br
 
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