Home Notícias Especialização do Câmpus Xanxerê inicia com aula inaugural aberta à comunidade nesta sexta-feira
Especialização do Câmpus Xanxerê inicia com aula inaugural aberta à comunidade nesta sexta-feira PDF Imprimir E-mail
Qui, 27 de Julho de 2017 10:20

A Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura, ofertada pelo Câmpus Xanxerê, inicia nesta sexta-feira (28) com uma aula inaugural para os 40 alunos matriculados. O evento será às 19h, na Câmara de Vereadores de Xanxerê. É aberto e gratuito para interessados da comunidade.

A aula será ministrada pelo professor Dr. Enéias Farias Tavares, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ele irá falar sobre “Literatura Fantástica e seus Desafios: O Potencial Interdisciplinar do Storytelling Transmídia”.

O também escritor e pesquisador discutirá a ponte entre formação acadêmica e mercado de trabalho tendo por viés suas duas séries de literatura fantástica: Brasiliana Steampunk e Guanabara Real. Serão discutidas escrita criativa, inserção no mercado de trabalho e formação interdisciplinar de jovens leitores através de projetos transmídia. Centrais à sua explanação serão os conceitos de "storytelling transmídia", "interdisciplinaridade" e "formação de leitores".

Em seguida, o ministrante disponibilizará mais 60 minutos para conversar com os presentes e tirar suas dúvidas sobre ensino, literatura e outros temas abordados na aula.

Programação - Sábado

No sábado pela manhã, o evento continua, mas será exclusivo para os alunos e professores da Especialização. Haverá uma mesa redonda intitulada "A organização do conhecimento e sua interface com a leitura" , organizada pelos docentes do curso no Câmpus do IFSC em Xanxerê.

Roteiro:

8h: Recepção dos alunos no IFSC

8h30min: Disciplinarização: a racionalização do conhecimento científico (Prof. Paulo José Furtado)

9h: Multidisciplinaridade: a busca pela amplitude do olhar. (Prof. Giovana Bianca Darolt Hillesheim)

9h30min: Intervalo

10h: Interdisciplinaridade: uma necessidade que desponta com as ciências sociais. (Prof. Lígia Wilhelms Eras)

10h30min: Transdisciplinaridade: uma tentativa de ruptura do paradigma disciplinar. (Prof. Lindberg Nascimento Junior)

11h: Concepções de leitura que subjazem à prática docente. (Prof. Antonio Luiz Gubert)

11h30min: Debate

12h: Encerramento

À tarde, o curso segue com a primeira disciplina, "Práticas de Leitura do Texto Literário", ministrada pela professora Aline Miriane Guerios.

Os encontros serão quinzenais, às sextas à noite e sábados pela manhã e à tarde.

Por Comunicação Câmpus Xanxerê