Home Notícias Pesquisa que melhora a qualidade nutricional do doce de leite conquista primeiro lugar em evento
Pesquisa que melhora a qualidade nutricional do doce de leite conquista primeiro lugar em evento PDF Imprimir E-mail
Ter, 19 de Setembro de 2017 16:43

Se alimentar de forma saudável ou consumir alimentos saborosos? Para muita gente este é um eterno dilema, já que alimentação nutritiva não costuma ser sinônimo do que se consome como gostosuras. Mas e se fosse possível aliar sabor e nutrição?

O Câmpus Xanxerê recebeu um prêmio recentemente ao provar que sim, com pesquisa é possível. O trabalho adicionou biomassa de banana verde no doce de leite sem lactose e recebeu o 1º lugar no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) do IFSC, na categoria pôster, na Divisão Temática (DT) sobre Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo.

A professora orientadora da pesquisa, Manoela Alano Vieira, conta que a ideia da pesquisa surgiu a partir da importância regional do leite e do doce de leite e da necessidade de melhoria nutricional do produto.

“Muitos doces de leite encontrados no nosso mercado não são competitivos comparados aos encontrado na Argentina. E grande parte dos doces de leite brasileiros são adicionados de amido de milho, com o objetivo de aumentar o rendimento, o que acaba por reduzir a sua qualidade sensorial e não melhora sua qualidade nutricional”, detalha a professora.

Durante a pesquisa, foram elaboradas cinco formulações de doce de leite, que foram avaliadas quanto a qualidade microbiológica, físico-química e sensorial. “Os resultados indicaram que o aumento da concentração de biomassa de banana verde não influencia a qualidade sensorial dos doces, além de melhorar a sua qualidade nutricional e seu rendimento”, detalha Manoela.

O grupo responsável pela pesquisa é formado por alunos e professores: Manoela Alano Vieira, Ana Carolina Albani, Franciele Piveta, Ieda Rottava, Milene Marquezi, Luciana Senter e Graciele Kuhn.

Sepei 2017

Oito servidores e seis alunos do Câmpus Xanxerê participaram do Sepei 2017, realizado em Itajaí, no início de setembro. Ao longo dos três dias de evento foram 1,1 mil participantes inscritos, entre servidores, alunos e membros da comunidade externa. 310 trabalhos científicos foram apresentados e mais de 1 mil avaliações distribuídas em 22 bancas. Ainda foram ofertadas 15 oficinas, quatro minicursos e quatro roteiros culturais.

Conheça o Sepei todos os premiados no evento.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC e Coordenadoria de Jornalismo