• Facebook: ifscxanxere
  • Twitter: ifscxanxere

Home Notícias IFSC abre 33 vagas para intercâmbio pelo Propicie
IFSC abre 33 vagas para intercâmbio pelo Propicie PDF Imprimir E-mail
Seg, 13 de Novembro de 2017 11:30

Estão abertas até 19 de novembro as inscrições para o Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC (Propicie). São 33 vagas para intercâmbio (21 para nível técnico e 12 para nível superior) de alunos do IFSC em instituições parceiras da Alemanha, Espanha, Finlândia, França e Portugal. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online.

 

Podem se candidatar alunos matriculados em cursos técnicos e de graduação do IFSC maiores de 18 anos ou emancipados legalmente, que não foram contemplados em edições anteriores do Propicie e do Ciência sem Fronteiras, que já completaram entre 40% e 80% do total de horas do curso e que têm nota do desempenho acadêmico (NDa) de pelo menos 7,0.

Um terço das vagas é reservada para estudantes que tenham Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) válido, para pessoas com deficiência (PCD) e para pretos, pardos e indígenas (PPI).

O processo seletivo terá duas etapas. Na primeira, a classificação dos candidatos será definida pela pontuação obtida com base nos documentos e informações fornecidas pelos candidatos no momento da inscrição. O desempenho acadêmico terá peso de 70% na nota final e o percentual de conclusão do curso, 30%. A segunda etapa é eliminatória e consiste na avaliação da proficiência em língua inglesa.

Os estudantes selecionados vão receber auxílio financeiro mensal de 500 euros durante três meses e de 800 euros para deslocamento até o local do intercâmbio. Para os que forem classificados pelas vagas reservadas (IVS, PCD e PPI), haverá um auxílio extra de 500 euros para despesas diversas.

O edital atual tem uma novidade em relação às 12 edições passadas do Propicie. No momento na inscrição, o candidato vai ter que escolher uma vaga/projeto à qual pretende concorrer. Com isso, vai disputar a vaga/projeto somente com os candidatos que escolheram a mesma vaga/projeto, e não mais de forma geral, como até então era feito. 

Antes, os estudantes se candidatavam e disputavam com os outros alunos pela nota final e, se selecionados, eram distribuídos pelos projetos de pesquisas das instituições parceiras. “Com isso, alguns projetos ficavam com dois ou mais estudantes enquanto outros sem nenhum”, explica a assessora de Assuntos Internacionais, Raquel Matys Cardenuto. 

Outra novidade é a entrada de uma nova instituição parceira, o Instituto Politécnico de Setúbal, de Portugal.

Para mais informações, acesse o edital do Propicie.


---

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

 
                                                                                                                                                                                                                            
Banner

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.