Home Notícias Alunos de grupo de estudos de matemática são destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática
Alunos de grupo de estudos de matemática são destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática PDF Imprimir E-mail
Seg, 04 de Dezembro de 2017 13:43

Três alunos do Câmpus Xanxerê do IFSC foram destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Felipe Lorenzzon recebeu uma medalha de bronze, Erica Ribeiro e Iandro da Silva Paz receberam menções honrosas. Além deles, três alunos de outras escolas da cidade, que participaram de um grupo de estudos no IFSC, também foram destaque.

Com o objetivo de desenvolver o gosto pelo estudo da matemática, o Câmpus Xanxerê oferece à comunidade o projeto de extensão “Grupo de estudo para olimpíadas de matemática” e o "Programa de Iniciação Científica-PIC".  Ambos os projetos querem despertar nos alunos o gosto pela matemática e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

"De forma geral, as atividades desenvolvidas nos projetos consistem no estudo e discussão de conceitos e problemas matemáticos, onde semanalmente os alunos se reuniam com professores para resolver problemas desafiadores", explicam as professoras que desenvolvem os projetos, Rosangela Ramon e Aline Marca.

Ao todo, 28 estudantes participam dos projetos. Eles estudam no próprio IFSC e nas escolas EEF Augusto Colatto e EEBM NS Aparecida. “Esta é uma maneira de incentivar os alunos a estudar conceitos além do currículo escolar. Durante as atividades me surpreendi com a criatividade dos estudantes na resolução dos problemas propostos. Os alunos utilizam estratégias criativas para resolver as questões”, conta a professora Rosangela Ramon. "O projeto é muito importante, pois alia os conhecimentos matemáticos com o raciocínio lógico, aplicando-os na resolução de problemas", continua a professora Aline.

O aluno Kaue Oselame, que participou do grupo de estudos no IFSC, acredita que “o projeto contribuiu bastante, desde as pequenas contas que nós fizemos, até as explicações elaboradas das questões. Se não tivesse ido às aulas, talvez não teria conquistado essa medalha”.

Alunos destaque - Câmpus Xanxerê:

ERICA RIBEIRO  (menção honrosa);

FELIPE LORENZZON (medalha de bronze);

IANDRO DA SILVA PAZ (menção honrosa).

Alunos destaque - outras escolas:

EMILY DAL SOTTO LUEDKE (menção honrosa), da escola EEF Augusto Colatto;

GABRIEL GOIS (menção honrosa), da escola EEF Augusto Colatto;

KAUE OSELAME (medalha de prata), da EEBM NS Aparecida.

Saiba mais

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar jovens talentos na área. Em 2017 participaram da OBMEP 18.240.497 estudantes oriundo de 53.231 escolas pública e particulares.

Por Comunicação Câmpus Xanxerê